domingo, 2 de dezembro de 2007

Os limites

Quero começar de Sul para Norte. Sou Nortenho, apesar de ter nascido e vivido sempre perto da capital. Considero que somos o que nos manda o coração, e todo o meu coração, bem como toda a história dos meus pais, avós, bisavós, trisavós... (e por aí fora...) me faz ser do Norte. Por isso resolvi caminhar tendo o Norte como destino.

Confesso: Não sabia quais eram os limites Sul e Norte de Portugal Continental.

Se me perguntassem algo sobre as serras, os cabos, os rios ou até mesmo sobre as linhas férreas do nosso país, pode ser que eu ainda conseguisse articular qualquer coisa, depois de ficar embasbacado durante um bom bocado de tempo, a tentar olhar para um mapa de Portugal qualquer, que trago escondido na mente desde os tempos da escola primária. Pelo menos saberia que deveria saber dar a resposta correcta a essas questões. A minha professora primária haveria de concordar comigo.
Agora limites Sul e Norte de Portugal Continental? Hmmm... provavelmente olharia em volta, na procura da famosa câmara escondida nas traseiras de uma qualquer carrinha preta, muito ao estilo A-Team, ex-libris de inúmeros programas de Apanhados da TV... depois disto falhar, provavelmente desataria a correr para bem longe, com medo de levar uma paulada na tromba... com lunáticos nunca se sabe!

Bom, a verdade é mesmo esta. Desconhecimento total. Penso que nunca me ensinaram isto. Penso que ninguém em Portugal aprendeu isto na Escola. Penso que muito pouca gente em Portugal saberá a resposta a esta pergunta. E estou a ser optimista.

Bom, em primeiro lugar, consultei a grande fonte do conhecimento mundial nos dias que correm... a Wikipédia... e aqui registo os seus ensinamentos:

Portugal (mainland)

Bem, já era alguma coisa... mas não me pareceu suficiente. Recorri então a outra estratégia... Google Earth!

Sendo assim,

Extremo Sul


Ora bem... esta imagem é do extremo Sul, localizado perto de Faro. A ria formosa é separada do Oceano Atlântico por cinco "ilhas-barreira". Ora, o ponto considerado mais a Sul de Portugal Continental é o Cabo de Santa Maria, no extremo sudoeste da ilha da Culatra. No entanto, é claramente perceptível, em qualquer mapa detalhado da região, que a Ilha da Barreta (também conhecida como Ilha Deserta) compreende localizações mais a Sul do que a extremidade Sul do Cabo de Santa Maria.

Esta situação tem estado a intrigar-me desde que me deparei com ela. A única possível explicação que encontro para esta aparente imprecisão é o facto de toda essa área da Ilha da Barreta ser arenosa...uma praia, portanto. De qualquer modo, não encontrei referência a esta situação em qualquer local, pelo que continuo na dúvida.

Extremo Norte



A seta aponta para a aldeia de São Gregório, pertencente à freguesia de Cristoval (referida em cima, no artigo da Wikipédia). De qualquer maneira, mesmo no extremo superior da imagem existem habitações, bem mais perto do limite norte. Por isso:





Cá está, mais aproximado, o extremo Norte de Portugal Continental, onde se pode observar a localidade de Cevide, como se pode confirmar neste mapa, mais antigo:





A fronteira é definida, como sabemos, pelo rio Minho. Agora falta saber qual o ponto que define onde é que o rio passa a ser só Espanhol. Com a ajuda do mapa em baixo, parece que outro curso de água define a fronteira, no entanto esta suspeita não é confirmada em cima na imagem de satélite. Provavelmente esta questão só terá interesse académico, pois planeio terminar o trajecto em terra firme... mas de qualquer forma, gostava que estas coisas fossem mais conhecidas... mais uma vez não encontrei resposta em qualquer local.


Neste momento não entrarei em pormenores, essenciais quando o projecto avançar mais, nomeadamente as coordenadas de partida e de chegada.

1 comentários:

Barba Rija disse...

Aventura alinhável, apenas uma questão: quando (e de onde)?

Já tens a informação reunida, só falta mesmo dar os pés ao manifesto!

Promete ;)